Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal

Madeira, tons claros, texturas sutis e mobiliário curvo são os elementos-chave do décor atemporal milimetricamente planejado para o apartamento de 90 m² do arquiteto Pedro Felix, em Belo Horizonte. Foram dez meses de reforma até o arquiteto transformar o imóvel na morada dos sonhos.

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)Tons neutros e móveis de madeira compõem o clima calmo e sereno deste apartamento (Foto: Fran Parente)

 

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)(Foto: Fran Parente)

 

 

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)A poltrona Alta, de Oscar Niemeyer (Foto: Fran Parente)

 

“A planta original possuía três quartos, sendo uma suíte, mais sala, cozinha, área de serviço, banheiro serviço e banheiro social. Minha ideia foi redesenhar todo o layout. Quase todas as paredes foram derrubadas”, relata.

Pedro começou eliminando o banheiro de serviço e anexando um dos dormitórios à sala para ganhar amplitude. No processo, descobriu um viga entre os ambientes, que cobriu de madeira.

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)A cadeira Girafa, de Juliana Vasconcellos (Foto: Fran Parente)

 

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)A cadeira Office, de Pierre Jeanneret, e a luminária, de Serge Mouille (Foto: Fran Parente)

 

Em seguida, o arquiteto integrou o living amplo à cozinha, posicionando uma mesa de jantar bem ao lado da área de preparo de alimentos. E não parou por aí: na suíte principal, tomou parte da metragem do banheiro, realocando o lavatório para a área de descanso – o que deixou apenas o vaso sanitário e o chuveiro reservados.

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)(Foto: Fran Parente)

 

Para montar o décor minimalista, Pedro investiu em um piso de carvalho europeu e pintou as paredes com uma nuance off-white, bem neutra. “Apostei em painéis de madeira em toda a cozinha e também na área íntima. As estruturas camuflaram os acessos para os quartos, área de serviço e closet. A madeira é um elemento muito importante porque proporciona esse aconchego que eu buscava”, comenta Pedro.

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)Suíte (Foto: Fran Parente)

 

Apartamento de 90 m² tem décor minimalista e atemporal  (Foto: Fran Parente)Lavatório na suíte (Foto: Fran Parente)

 

 

No mobiliário, o arquiteto selecionou peças marcantes de design autoral brasileiro, como a poltrona Alta, de Oscar Niemeyer, e a cadeira Girafa, de Juliana Vasconcellos. Há também móveis em formatos orgânicos, em variações de bege, seguindo a unidade visual de todo o projeto. Para arrematar, o projeto também dispôs de exemplares de design internacional, entre eles a cadeira Office, de Pierre Jeanneret, e uma luminária articulada, de Serge Mouille.