5 dicas para decorar a varanda gastando pouco

5 dicas para decorar a varanda gastando pouco (Foto: Thiago Travesso)Varanda assinada pelo FIGA Arquitetura que aposta em almofadas, móveis de madeira e plantas (Foto: Thiago Travesso)

 

A reconexão com o lar, causada pelo isolamento social, fez com que nós prestássemos mais atenção em cada cantinho da casa. Como consequência, as coisas que antes não incomodavam tanto, agora ganharam proporções ainda maiores. Além disso, alguns ambientes passaram a ser mais valorizados do que outros. Em meio a este cenário, quem vive em apartamento e não tem uma varanda, passou a sonhar com uma. Por outro lado, muitos dos que já possuem este cantinho de descanso a céu aberto, começaram a buscar formas de transformá-lo para torná-lo ainda mais aconchegante.

 

Apesar de parecer uma tarefa complicada, dar uma nova cara para as varandas pode não ser assim tão complicado. Com algumas dicas simples, já é possível colocar a mão na massa e se aventurar em renovar este espaço de forma econômica. Para te ajudar nesta missão, reunimos cinco dicas de decoração para que você mude o visual da varanda gastando pouco. Confira!

1. Reaproveitamento de materiais

4 dicas para preparar a varanda para o verão  (Foto: Divulgação)

 

Transformar materiais que antes não seriam utilizados em novos móveis é uma opção sustentável para transformar a varanda gastando pouco. Segundo a arquiteta Camila Rodrigues, do escritório FIGA Arquitetura, uma alternativa é fazer com que os pallets, aqueles caixotes de madeira utilizados em feiras, assumam papel de bancos, mesas, estantes ou até de floreiras. Neste caso, pintá-los pode deixá-los ainda mais bonitos e dar um toque especial à decoração. Além disso, outra sugestão é reaproveitar potes de vidro para criar terrários e tornar a varanda mais verde.

2. Deck de encaixe

Décór do dia: sala de estar integrada com a varanda (Foto: Raul Fonseca)Varanda com decks assinada pelo arquiteto Renato Mendonça (Foto: Raul Fonseca)

 

Que tal dar uma cara nova ao chão da sua varanda sem gastar muito dinheiro? Neste caso, uma ótima alternativa é cobrir o piso com decks de madeira. Segundo a arquiteta, os decks de encaixar podem ser facilmente encontrados em lojas de material para casa por preços acessíveis. Para instalar, é fundamental medir o espaço e, caso alguma peça precise de recorte, o ideal é chamar um marceneiro ou especialista para fazer o ajuste sem danificar o deck. Além disso, para proteger a madeira, é importante utilizar uma base seladora para garantir a durabilidade do material.

3. Criar um jardim

5 dicas para decorar a varanda gastando pouco (Foto: Thiago Travesso) Varanda com pequeno jardim suspenso na área da churrasqueira, projetada pelo FIGA Arquitetura (Foto: Thiago Travesso)

 

Seguindo a dica de reaproveitar vasos de vidro para a criação de terrários, apostar em plantas é uma excelente opção para transformar a decoração sem gastar muito. Utilizar vasos de tamanhos distintos e combinar diferentes espécies de plantas é uma maneira simples de apostar na tendência da "urban jungle" para deixar a varanda mais bonita. Ademais, um jardim na varanda pode ser uma oportunidade para criação de sua própria horta ou canto dos temperos em casa, o que além de trazer um toque verde ao ambiente, pode ajudar a perfumar o espaço e a garantir alimentos fresquinhos!

4. Revestimentos

5 dicas para decorar a varanda gastando pouco (Foto: Thiago Travesso)(Foto: Divulgação)

 

Alguns revestimentos possuem ótimo custo-benefício e também são excelentes opções para renovar a decoração da varanda de forma econômica. De acordo com Rodrigues, tijolinhos aparentes e azulejos são boas alternativas para revestir a parede sem gastar tanto. Vale também apostar na tinta, afinal, é um revestimento versátil que pode trazer combinações interessantes ao espaço. Além disso, as cores podem ser trazidas às paredes da varanda por meio de peças decorativa, como um quadro ou uma fotografia.

Outra dica dada pela arquiteta para gastar menos, é escolher uma única parede ou canto para destacar e caprichar no revestimento, no caso das pessoas que possuem um espaço um pouco maior. "Geralmente esta parede é a da bancada ou da churrasqueira, porque não é preciso revesti-la por inteiro, apenas da bancada para cima, o que gera economia e dá todo um charme", explicou Rodrigues.

 

5. Tecidos e almofadas

5 dicas para decorar a varanda gastando pouco (Foto: Thiago Travesso)Varanda com almofadas coloridas projetada pelo FIGA Arquitetura (Foto: Thiago Travesso)

 

Para quem tem habilidade com fios e linhas, uma excelente opção para decorar a varanda é apostar em peças de crochê ou macramê. Estas peças podem servir como suporte para vasos de plantas, para decorar a parede, o chão e até uma mesa. Outro recurso econômico para dar um ar de cor e animação ao ambiente, segundo a arquiteta, são as almofadas. Além de não custarem tão caro, elas podem trazer um toque especial aos banquinhos e sofás criados com os caixotes de madeira. Ou, então, que tal aproveitar o espaço ao ar livre para criar um cantinho de meditação com almofadas no chão?!