Como cuidar do manjericão

como cuidar do manjericão (Foto: Guilherme Battistuzzo)(Foto: Guilherme Battistuzzo/Divulgação)

 

O perfume é inconfundível – um tanto fresco, um tiquinho cítrico – mas o efeito no paladar é sempre caloroso. As receitas com manjericão garantem o sucesso de qualquer chef. Cultivar a plantinha em casa, no entanto, tem lá seus desafios. “O manjericão é uma ótima opção de erva aromática para ser cultivada em jardins, canteiros ou vasos que recebam a luz direta do sol por pelo menos três horas diárias”, orienta o biólogo e fotógrafo Guilherme Battistuzzo, que divide com a gestora de projetos e terapeuta corporal Tarsila Danieletto a criação do Muda em Casa, serviço de produção e entrega de mudas orgânicas na capital paulista. Nativo da Ásia tropical, o Ocimum basilicum L. foi muito bem incorporado aos costumes alimentares brasileiros.

 

 

 

Quando cultivado direto no solo, como arbusto perene, a espécie tem mais espaço para se desenvolver e passa a exigir menos cuidados. Plantada em vasos, no entanto, é preciso atenção às regas – a plantinha é bem exigente nesse quesito e murcha as folhas com facilidade. “Cubra o substrato com folhagem seca ou casca de arroz carbonizada para proteger o solo e preservar nutrientes e umidade”, ensina Guilherme.

como cuidar do manjericão (Foto: Guilherme Battistuzzo)(Foto: Guilherme Battistuzzo/Divulgação)

 

LEIA MAIS:

 

Para aproveitar o melhor das folhas tenras e aromáticas, seu principal produto, a orientação vem de Tarsila. “É  importante podar as flores sempre que começarem a crescer. Caso contrário a planta gasta muita energia na produção das sementes e perde vitalidade”. Sobre a colheita, outra dica boa: “Opte por retirar galhos inteiros, desde a base, e dê preferência aos mais compridos e externos. Faça o corte sem dó, já que a planta se beneficia das podas frequentes, essenciais para manter sua saúde e seu vigor. Vale destacar que são muitas as espécies de manjericão conhecidas no Brasil – o de folha larga, o manjericão-limão, o roxo – e todos podem seguir o mesmo manejo.