Artesol realizará leilão virtual em prol de artesãos

  •  

Artesol realizará leilão virtual em prol de pequenos artesãos (Foto: Divulgação)(Foto: Thomas Baccaro)

 

Em resposta à pandemia do novo coronavírus, o Leilão de Arte Popular da organização Artesol será feito de forma virtual em 2020, no dia 20 de agosto, às 20h30, com o leiloeiro Aloísio Cravo. Estabelecida pela antropóloga Ruth Cardoso em 1998, a ONG atual capacitando e divulgando artesãos brasileiros como forma de valorizar o artesanato popular. Serão leiloadas peças de artistas como a ceramista Noemisa Batista e a artesã Sil.

Artesol realizará leilão virtual em prol de pequenos artesãos (Foto: Divulgação)Peça da ceramista Noemisa Batista, que será leiloada (Foto: Thomas Baccaro)

 

O leilão é realizado todos os anos em parceria com o Grupo Iguatemi, e terá, agora, sua primeira edição em formato virtual. O evento ocorrerá por meio da plataforma iArremate.com, e contará com a curadoria de Edna Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá. Dentre as peças leiloadas estão obras doadas por artistas como Carlito Carvalhosa e Tonico Lemos Auad. Para participar, é necessário se cadastrar na plataforma.

Artesol realizará leilão virtual em prol de pequenos artesãos (Foto: Divulgação)Obra doada por Carlito Carvalhosa para o leilão (Foto: Divulgação)

 

Serão leiloadas peças de arte popular, arte contemporânea e alguns objetos criados especificamente para o leilão. O valor gerado pela compra das peças será usado para a continuidade dos trabalhos da ONG, que têm como foco contribuir para o fortalecimento da arte popular, sobretudo em meio à crise econômica gerada pela pandemia e que deixou os artesãos particularmente vulneráveis devido à queda no fluxo de turismo. A Artesol afirma que os fundos arrecadados com o leilão apoiarão associações e cooperativas em todo o país.

 

A ONG atua na capacitação dos artesãos como forma preservar as tradições culturais e regionais que, muitas vezes, encontram-se ameaçadas devido à falta de valorização econômica e visibilidade. Em 2018, por exemplo, a Artesol debateu a importância dessa tradição e apresentou ao público as técnicas artesanais, materiais e processos criativos das cinco regiões do Brasil em um Festival no Museu do Meio Ambiente. A sustentabilidade também é um dos focos da organização, cujo maior projeto é a Rede Artesol, criada para mapear e conectar artesãos a possíveis consumidores. 

  •  

Artesol realizará leilão virtual em prol de pequenos artesãos (Foto: Divulgação)Obra da artista Sil, que integra o leilão