Receita de batatas sanfonas com maionese de abacate

Receita de batatas sanfonas com maionese de abacate (Foto: Divulgação )

 

Sempre tive uma relação de amor com batatas. Elas estavam por todo os lados da minha infância, adolescência e continuam bem presentes na minha fase adulta.

Minha avó Neusa sempre fazia uma de frigideira com bastante alho e salsa que, apesar de bem básica, sempre me ganhava. Minha avó Thereza conquistou meu coração e estômago com seu tradicional nhoque dominical.

 

Entram nessa lista as batatinhas fritas quando mamãe, que é nutricionista, permitia. Ou ainda cortadas grandes, com casca e assadas. A gente costumava chamar essas de batatas gordinhas. As mais douradinhas e crocantes eram motivo até de disputa na mesa.

Nesta coluna quero abordar o quanto pequenos detalhes fazem a diferença, e como uma comida visualmente atrativa muda toda a experiência. Pois quando nos deparamos com um prato que gera expectativa, desejo, prazer, temos aí a comida fazendo seu papel.

Sim, analisando de pronto falamos apenas uma batata assada. Num segundo olhar atentamos o sanfonado que conta uma outra história. Te convida a querer ir adiante, entender o que se passa naquelas curvas.

O corte faz adentrar o tempero. Torna o interior diferente do exterior. Mas a surpresa da receita não para por aí! Um outro componente igualmente simples na essência, mas superespecial na composição do preparo, chega para fazer a diferença na receita: o abacate.

Apesar de já estar por aí há um tempo, só agora o abacate está ganhando destaque nas mesas de todo o mundo. Eu mesmo, consumidor do fruto na sua forma doce, como vitamina, conheci relativamente tarde o uso de forma salgada.

 

A partir do dia que experimentei o famoso “guacamole”, ele passou a ser regra em casa e na minha cautelosa opinião, sinto que ele nasceu para isso.

Para fazer a saudável e deliciosa maionese que vai junto com estas batatas sanfonas, gosto de combinar o abacate com tofu, agregando assim proteína.

Teríamos aí então uma garfada perfeita, equilibrada como manda o figurino e com um representante de cada grupo: carboidratos, proteínas, gorduras. Todos felizes. Ponto para as coisas simples da vida!

Ingredientes:

6 batatas inglesas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de manjericão desidratado
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de açafrão da terra
1/4 de xícara de azeite extra virgem
2 avocados maduros
100 gramas de tofu firme
1 limão
1/2 maço de manjericão
1 colher de café de pimenta síria
Sal a gosto

Modo de preparo:

O primeiro passo é fazer da batata uma sanfona, para isso, faça cortes paralelos na batata, mas sem deixar que a faca vá até o fim para que as rodelas não soltem uma das outras.
Você pode colocar um palito de madeira (tipo de churrasco) atravessando a base da batata de forma a limitar até onde a faca pode chegar.

Então faça uma pasta de temperos com azeite, alho picado, manjericão seco, açafrão e sal. E lambuze as batatas com esse tempero. Vale abrir levemente os cortes para que o tempero entre neles e tempere a batata por dentro.

Deixe por uns 30 minutos e então leve ao forno pré-aquecido a 180° por 40 minutos, ou até que fique dourada e crocante por fora, com o interior cozido e macio.

Para a maionese de abacate, basta bater o avocado maduro, tofu, limão, azeite, manjericão, sal e pimenta síria no liquidificador até chegar na textura ideal.

Pode ajustar com um tico de água caso necessário. Sirva como na foto!

Rendimento: 6 porções

*Thiago Medeiros é cozinheiro por formação e de coração. Vegetariano, virginiano e amante da agricultura brasileira, consegue mostrar a maneira que enxerga o mundo através da comida. Semanalmente na Casa Vogue, na coluna Cozinha de Casa trará receitas democráticas para todos os bons de garfo! Explorando cores, formas, texturas e sabores dos vegetais para entendermos como pode ser fácil aprender a cozinhar e viver em sinergia com a natureza.


Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!