Papel de parede: 8 erros comuns para evitar na aplicação do revestimento

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Veja vários erros comuns na instalação e evite-os (Foto: Getty Images)

 

A escolha do papel de parede deve levar em conta diferentes fatores do ambiente em que ele será aplicado – como o tamanho da sala, o layout e a luz natural. Um movimento em falso pode destruir toda a atmosfera que se queria criar. Abaixo, veja como evitar oito erros comuns ao colocar papel de parede:

 

 

 

 

1. Deixar as paredes sem forro

 

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Aplicar diretamente o papel de parede sem uma camada de forro é um erro (Foto: Getty Images)

 

Colar uma camada de papel de forro antes da aplicação final pode ajudar a disfarçar irregularidades na superfície e a proteger a parede subjacente. "Antes de instalar um revestimento de parede texturizado de luxo, é importante contratar um instalador especializado nisso. Reserve um tempo para perguntar a ele sobre os benefícios de revestir suas paredes com forro", ensina Melinda Marquardt, fundadora da The Vale London.

2. Economizar na instalação
Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Chame um profissional para fazer o serviço (Foto: Getty Images)

 

Há quem aposte o orçamento no papel mais caro para revestir a parede sem reservar dinheiro suficiente para colocá-lo. "É importante não economizar na instalação. Chame alguém experiente que saiba o que está fazendo. Economizar um pouco com um instalador mais barato pode arruinar um lote inteiro de papel de parede, tendo de comprá-lo novamente", alerta a designer de interiores Beata Heuman.

Ela lembra que é normal haver um canto onde o padrão não corresponderá. "Então decida qual canto importa menos antes de começar a pendurar. E se o papel começar a criar bolhas em alguns lugares depois de pendurado, use uma seringa para injetar um pouco de cola de papel de parede", dá a dica.

3. Não ler as instruções
Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Nada de sair aplicando o papel de parede sem saber como faz  (Foto: Getty Images)

 

Parece óbvio, mas ler como instalar corretamente o novo papel de parede é importante. 
"Você ficaria surpreso com quantos instaladores pensam que todos os papéis de parede devem ser tratados da mesma forma. Um revestimento de parede texturizado deve ser tratado com cuidado", diz Melinda.

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Cola ideal também é importante (Foto: Getty Images)

 

É preciso também prestar atenção à cola que será aplicada. "Certifique-se de usar o produto colante correto conforme recomendado pelo fabricante, pois o errado pode fazer o papel deslizar pelas paredes. Ou usar muita cola pode deixar bolhas e manchas molhadas que vazam. Ninguém quer isso", continua.

4. Levar em conta só a estética

 

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Dentre as várias opções, deve-se imaginar como se sentir com a estampa a ser colocada (Foto: Getty Images)

 

Muitas vezes as pessoas selecionam um revestimento de parede com base apenas na estética, mas o clima e a sensação causados devem ser considerados. "Sempre pergunto ao cliente como ele quer se sentir ao entrar. Não importa quão bonito seja o papel se você não se sentir do jeito que quer quando entrar no ambiente", opina a designer de interiores Young Huh.

5. Tratar o papel de parede como algo único
Décor do dia: sala de estar com papel de parede estampado e muitas cores (Foto: Divulgação)É possível criar um décor em camadas sobre o papel de parede (Foto: Divulgação)

 

Não se deve pensar no papel de parede como único item de decoração, mas também levar em conta os materiais e acabamentos que compõem o ambiente. "Quando as pessoas se comprometem a colocar papel de parede com padrões ousados, muitas vezes pensam que é o máximo que podem fazer. Discordo totalmente. O papel de parede é uma base marcante e ousada, mas sempre há oportunidade de criar uma aparência mais em camadas, visualmente interessante e atraente, pendurando arte sobre o papel de parede", avalia a designer de interiores Isabel Ladd.

6. Deixar de simular o layout antes

 

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Simular o resultado antes de colocar na parede evita aborrecimentos (Foto: Getty Images)

 

É necessário ver se o resultado com papel de parede estampado sairá como o idealizado, pois o layout pode ficar ruim na prática. "A melhor maneira é fazer um dry-layout com seu instalador e estar no local prestando atenção, para que você possa fazer ajustes enquanto ele está sendo instalado e a cola ainda está molhada", avisa a designer de interiores Beth Diana Smith.

7. Medir errado o papel de parede mural
Décor do dia: lavabo com papel de parede floral e metais dourados (Foto: Divulgação)Tomadas ou luminárias devem ser levadas em conta em papéis de parede mural (Foto: Divulgação)

 

Se você está comprando um papel de parede mural, certifique-se de medir precisamente em torno das portas, janelas, altura do teto e onde mais precisar. "Os murais são específicos para o ambiente em que estão sendo instalados, então evite que alguma das partes bonitas do design seja cortada quando estiver instalando porque as medidas estavam erradas", diz a designer de interiores Ariel Okin.

 

 

 

 

8. Não saber em que superfícies aplicar

 

Papel de parede: 8 erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar (Foto: Getty Images)Cobrir ou não o teto costuma ser uma dúvida (Foto: Getty Images)

 

Um dos aspectos mais negligenciados do revestimento de parede é saber quais superfícies devem ser cobertas para maximizar o impacto. "Em salas com tetos abobadados, muitos acham que não devem forrar a parte inclinada, mas geralmente é o que cria o fator de maior impacto e aconchego. Dependendo do padrão do papel, às vezes cubra o teto também, para dar uma vibração totalmente envolvente. É raro ter as condições que merecem uma parede solitária de destaque", explica a designer de interiores Mel Bean.

*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest
Tradução: Jonathan Pereira