21 dicas práticas para organizar uma cozinha pequena

Uma cozinha feliz faz um lar feliz. Mas isso pode ser complicado, especialmente quando ela é pequena. A maneira infalível de abrir espaço para mais coisas é mantê-las sempre é organizadas, e o primeiro passo é conter o acumulador que vive dentro de você, liberar sua Marie Kondo interior, por assim dizer, e descartar as coisas que realmente não precisa.

Aqui estão algumas dicas práticas que ajudarão a transformar sua cozinha em um espaço altamente funcional, arrumado e bem organizado.

 

A aparência geral
21 dicas e truques práticos para organizar uma cozinha pequena (Foto: Projeto os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura, foto LUIZA SCHREIER)Projeto dos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura (Foto: Luiza Schreier)

 

1. Limpe sua casa de todo o excesso. Descarte as panelas e frigideiras extras, eletrodomésticos desatualizados, itens duplicados ou quebrados que estão ocupando espaço em sua cozinha.

2. Para dar uma aparência limpa e arrumada, opte por armários fechados ao invés de prateleiras abertas. No entanto, você pode fazer o melhor uso de paredes nuas instalando prateleiras adicionais, mas evite abarrotá-las.

3. Instale um pegboard em uma parede. Você pode ser criativo e usá-lo para diferentes propósitos – para pendurar xícaras e pires, potes de armazenamento, panelas adicionais ou simplesmente usá-lo como elemento de decoração. Eles são úteis, especialmente se a cozinha não tiver armários adequados.

4. Certifique-se de manter os balcões desobstruídos para dar ao ambiente uma aparência organizada.

5. Instale uma fita magnética acima da bancada para pendurar suas facas. 

Dicas de organização
21 dicas e truques práticos para organizar uma cozinha pequena (Foto: Assinado pelo escritório Superlimão, foto  Maíra Acayaba )Cozinha assinada pelo escritório Superlimão (Foto: Maíra Acayaba)

 

6. Categorize seus itens de cozinha e dedique diferentes prateleiras para xícaras, copos, pratos, tigelas e outras louças diferenciadas.

7. Para facilitar o acesso, dedique um armário para todos os seus aparelhos eletrônicos de cozinha.

8. Para evitar vasculhar dezenas de recipientes ou caixas, invista em potes transparentes que permitam identificar e acessar facilmente os ingredientes.

21 dicas e truques práticos para organizar uma cozinha pequena (Foto:  )Cozinha pequena com decoração em tons de branco  

 

9. Arrume gavetas bagunçadas com organizadores ou instale divisórias nelas para guardar garfos, colheres, facas e outros itens diversos de tamanhos diferentes.

10. Traga sua etiquetadora para identificar recipientes de cozinha opacos e categorizar seus ingredientes na despensa. Isso não só torna a sua cozinha mais organizada, como também é muito agradável ao olhar.

11. Guarde os itens usados ​​com frequência nos armários fáceis de alcançar. Deixe as prateleiras mais altas para os utensílios de cozinha menos usados.

12. Se você tem uma cozinha em formato de L ou U, invista em uma mesa giratória para aumentar a eficiência dos cantos.

Para otimizar espaço

13. A verdade é que nunca se tem espaço de armazenamento suficiente. Duplique o armazenamento vertical de seus armários incorporando prateleiras internas neles.

14. Eleve a altura dos armários superiores até o teto. Isso também ajuda a manter a cozinha mais limpa porque as aberturas sobre esses armários tendem a acumular poeira e sujeira.

15. Sempre que permitido, introduza uma haste de metal com ganchos em S para pendurar xícaras, ou até mesmo um suporte para temperos. Isso pode ajudar a liberar espaço precioso na bancada.

16. Experimente usar cestos diferentes para guardar as suas toalhas de mesa, tapetes e enlatados.

17. Aproveite ao máximo todos os espaços estreitos da cozinha com prateleiras sobre rodas, extensões ou armários elegantes. Deixe cada centímetro quadrado contar!

21 dicas e truques práticos para organizar uma cozinha pequena (Foto: Os arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, da Up3 Arquitetura foto DENILSON MACHADO)Reforma dos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, da Up3 Arquitetura (Foto: Denilson Machado)

 

18. Reiteramos: maximize o espaço que tem à sua disposição. Afixe um rack magnético em sua geladeira que pode ser usado para embalar especiarias, papel de cozinha e outros itens
que você precisa à mão.

19. Para aproveitar ao máximo as paredes livres, coloque cestos e fruteiras nelas.

 

20. Tente usar ganchos para armários ou coloque um rack estreito na parte de trás das portas dos armários da cozinha para armazenamento adicional.

21. Não se esqueça da área embaixo da pia. É um ótimo lugar para armazenar seus materiais de limpeza diários.

*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest 
Tradução Ana Beatriz Hoffert