6 ceramistas para seguir e deixar o seu feed mais bonito

Neste sábado, 28 de maio, é celebrado o Dia do Ceramista, profissional que se dedica à produção de artefatos e objetos que têm a argila como matéria-prima. Capazes de dar um tom único ao décor, as peças de cerâmica fazem parte de um vasto portfólio, que abriga desde vasos a esculturas.

 

Para que você conheça mais sobre técnica milenar, nós listamos seis ceramistas que desenvolvem itens artesanais, com diferentes propostas. Veja abaixo!

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Rafael Salvador)6 ceramistas para você conhecer (Foto: Rafael Salvador)

 

A paulistana é ceramista, professora e curadora de arte. Nascida na cidade de Lins, Hideko estudou cerâmica em Arita, centro produtor de porcelana com mais de 400 anos de tradição, no Japão. Para compor suas peças, ela alia as técnicas lá aprendidas com itens brasileiros.

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)


 

Além da cerâmica, a designer, que é natural de Minas Gerais, atua com tramas e técnicas têxteis. Regina Misk executa peças que ressignificam antigas formas de ofício – como tear e crochê –, que são combinadas a toques contemporâneos. No caso dos adornos na imagem acima, a cerâmica ganhou detalhes em cordas de rami.

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)


 

Em sua produção, a artista paulista utiliza materiais como vidro, pedra, metal aramado e porcelana. Essa mistura de diferentes texturas dá vida a peças lúdicas e delicadas, que oferecem mais aconchego ao lar. De acordo com a profissional, sua inspiração vem do cotidiano, das memórias e fatos da vida.

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)


 

Com o intuito de fazer do uso de objetos do cotidiano uma experiência de conexão, o ateliê foi criado pela publicitária Ludmila Stievano. Atualmente, a empresa conta com profissionais de várias áreas: arquitetura, marketing, economia e o artesão tradicional. Essa aliança de capacitações visa ampliar o estudo dos materiais, do uso do objeto e da história do trabalho manual.

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)

 

Para a ceramista, o trabalho envolve uma demonstração de amor e acolhimento. Baseadas em um design orgânico, suas peças apresentam cores vivas mescladas a materiais nobres, como prata e cristais. Além disso, Danielle prioriza itens que sejam multiúso, como saladeiras que podem ser utilizadas como vasos e pratos fundos que podem ser usados como travessas.

 

 

 

 

 

 

 

6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)6 ceramistas para você conhecer (Foto: Divulgação)

 

A designer gaúcha mudou-se para Londres em 2007, onde se formou em Ceramic Design na Central Saint Martins College of Art and Design. Inspirada por viagens, formas naturais e angulares, a designer cria objetos que se destacam sozinhos, ou em uma coleção. Ela enfatiza que seu trabalho se apoia em três pilares como ponto de partida: beleza, simplicidade da forma e sua funcionalidade.