A rolha do vinho quebrou no gargalo? Saiba o que fazer!

Seja por falta de habilidade ou simplesmente má sorte, é comum termos problemas com a rolha ao abrir uma nova garrafa de vinho. Mas calma, isso não significa que sua noite foi arruinada! Muitas vezes, principalmente em safras mais antigas, a rolha pode estar fragilizada por conta do tempo ou pela umidade, e é normal que ela fique presa no gargalo ou se desmanche e caia dentro da garrafa. Abaixo, revelamos a solução para o problema.

What to do if your wine cork breaks or crumbles. Damaged wine corks can be removed. (Foto: Getty Images)Rolha pela metade no gargalho de um vinho (Foto: Getty Images)

 

 

O sommelier Leandro D'Kessadjikian, explica que, após esses imprevistos, na maioria dos casos, o vinho ainda estará bom para beber e sua qualidade será a mesma. Porém, como não existe uma regra universal, é melhor reservar o julgamento até você ter provado a bebida.

Dessa forma, caso a rolha fique pela metade no gargalo, o especialista explica que a primeira atitude a tomar é tentar retirá-la de forma cuidadosa com o próprio saca-rolhas.

"Insira a espiral do saca-rolhas na cortiça, em uma inclinação de 45° e tente puxá-la suavemente. Outra alternativa é utilizar um saca-rolhas tipo pinça, o que exige um pouco mais de delicadeza. As lâminas devem ser inseridas entre a rolha e o gargalo cuidadosamente, fazendo pequenas rotações até que a cortiça se desprenda totalmente da garrafa." comenta.

Close up of a wine pour. (Foto: Getty Images)Servindo o vinho (Foto: Getty Images)

 

Diante dos pedaços de rolha que caíram dentro da bebida, o ideal é utilizar um decanter e filtrar o vinho antes de servir. Porém, caso você não possua esse acessório em casa, basta utilizar "um funil para vinho, um coador, um filtro de papel ou até mesmo uma gaze", sugere. Outras opções incluem um pano de algodão e até mesmo uma peneira.

Vale ressaltar que, caso os imprevistos com as rolhas sejam recorrentes, é bom investir em um "recuperador de rolhas", uma espécie de pinça que retira os pedaços caídos dentro da garrafa. 

Outra dica é optar por saca-rolhas do tipo pinça (ou de lâminas paralelas) para aquelas safras mais antigas, pois a chance da cortiça estar ressecada e fragilizada por conta do tempo é maior. Anotou as dicas? Agora basta abrir a garrafa e aproveitar!