Receita de panzanella de tomate com ricota de amêndoas

Sobrou pão por aí? Essa salada é uma excelente alternativa para dar um destino digno àquele pão cascudo do dia anterior. Mais um exemplo para mostrar como na cozinha tudo se aproveita com um pouco de criatividade e algumas técnicas simples. Então agora você já sabe: pão velho pode se transformar em croutons supercrocantes e saborosos em menos de dez minutos.

 

Receita de panzanella de tomate com ricota de amêndoas (Foto: Divulgação)Receita de panzanella de tomate com ricota de amêndoas (Foto: Divulgação)

 

Panzanella é uma receita clássica italiana. Fresca, leve e aromática, ela é ideal para o verão e com certeza vai fazer sucesso na sua mesa. Afinal, todos concordam que tomate, manjericão e azeite de oliva formam um time perfeito para ninguém colocar defeitos.

Procure usar tomates maduros e de variedades distintas, assim, garante uma maior complexidade de sabor, além de encher os olhos – e a boca de água. Aqui, eu optei por uma versão mais enxuta para valorizar os poucos e bons ingredientes que escolhi na feira de produtores orgânicos de Garopaba, onde comecei meu ano!

No entanto, te encorajo a testar também algumas outras combinações como cebola roxa, azeitona preta, alcaparra, pepino, coração de alcachofra, pimentão. Ou, para os mais ousados, experimente com melancia. Sei que pode parecer esquisito, mas garanto que é uma deliciosa surpresa. Lembre-se, cozinha não tem regra, tem gosto.

A ricota de amêndoas é feita com apenas cinco ingredientes e provoca suspiros por onde passa. Uma boa dica aqui é fazê-la em grande quantidade e guardar o excedente num pote de vidro na geladeira por até uma semana. Confia, vai me agradecer depois.

Que esse ano de 2022 seja leve, doce e colorido como essa Panzanella!

Ingredientes


 

4 unidades de tomate italiano em cubos
250g de tomate cereja partidos ao meio
250g de tomate sweet grape partidos ao meio
¼ xícara de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (sopa de mostarda dijon
1 dente de alho picado
1 maço de manjericão fresco
2 xícaras de amêndoas laminadas hidratadas (em água filtrada)
Sumo e raspas de 2 limões tahiti
1 colher (chá) de levedura nutricional
1 xícara de pão amanhecido
1 col de chá de alho em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Receita de panzanella de tomate com ricota de amêndoas (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

 

Modo de preparo

CROUTONS
Corte o pão em cubos médios, tempere com 1 col de sopa de azeite, alho em pó, sal, pimenta do reino e leve ao forno pré-aquecido a 250 C por 10 minutos.

MOLHO
Disponha os tomates cortados em uma peneira grande, polvilhe sal e deixe escorrer o suco dos tomates por 15 minutos. Reserve os tomates e adicione ao suco deles 2 col de sopa de azeite de oliva, aceto balsâmico, mostarda, alho picado, sal e pimenta do reino. Emulsione o molho com ajuda de um fouet (ou um garfo).

Receita de panzanella de tomate com ricota de amêndoas (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

 

RICOTA
Em um processador pequeno, bata as amêndoas laminadas hidratadas com sumo do limão, o restante do azeite, levedura nutricional, sal e pimenta do reino. Finalize com as raspas de limão.

PANZANELLA
Combine os tomates em uma cumbuca e despeje sobre eles toda quantidade do molho, mexa delicadamente com ajuda de duas colheres e então acrescente as folhas de manjericão fresco. Transfira para um prato de servir, disponha algumas colheradas da ricota de amêndoas e finalize com os croutons. Sirva imediatamente para preservar o frescor.

 

Rendimento: 4 porções