4 dicas para decorar a mesa de centro

Localizada em um ambiente de convivência, a mesa de centro desempenha diversas funções por estar em evidência na sala de estar. Além de ser um item de decoração, o móvel funcional pode ser utilizado para apoiar diversos objetos, que podem ser úteis aos moradores enquanto estão no cômodo.

 

 

 

 

Dicas para decorar a mesa de centro (Foto: Divulgação)Projeto assinado pela designer de interiores Renata Dias de Moraes (Foto: Divulgação)

 

Segundo a arquiteta Pati Cillo, a mesa de centro pode ser feita por materiais diversos, de acordo com as preferências dos proprietários do imóvel. “Há opções em madeira, vidro, metal, pedra, revestidas por cerâmica ou até mesmo feitas em papelão ou em tapeçaria com tecido”, detalha.

Como decorar a mesa de centro

A profissional explica que, antes de tudo, é primordial observar a altura das peças ou das plantas, pensando na visibilidade das pessoas que estarão sentadas em volta do móvel. “Na maioria das vezes, onde há uma mesa de centro, há uma área de conversação”, salienta.

Tendo esse ponto em mente, é válido fazer uma brincadeira com volumes. “Aposte em itens mais altos e outros mais baixos para trazer um movimento agradável e não atrapalhar a visibilidade entre os indivíduos”, diz.

A seguir, a arquiteta Camila Corradi e a design de interiores Thatiana Mello, que atuam no Corradi Mello Arquitetura, dão sugestões de objetos que transformam a mesa de centro de um jeito fácil. Talvez, você já tenha alguns deles em casa! Confira:

1. Vasos com flores e folhagens

Dicas para decorar a mesa de centro (Foto: Divulgação)Projeto assinado pela arquiteta Juliana Pippi (Foto: Divulgação)

 

 

Esta é uma das formas mais bonitas e acolhedoras para o décor de uma mesa de centro! As plantas trazem vivacidade para o espaço e um ponto de cor que contribui para o bem-estar. Mas não se esqueça de colocar o arranjo em um recipiente que não deixe a água escorrer – evitando danificar a estrutura do móvel e os outros artigos presentes. "Para isso, pode-se considerar o uso de um cachepô, um suporte de vidro ou um prato decorativo  como solução nestes casos”, discorre a arquiteta.

Para escolher a espécie, a sugestão é buscar por aquelas que não demandem uma manutenção trabalhosa. Entre as preferidas de Camila e Thatiana estão as bromélias, orquídeas e até mesmo folhagens soltas que formam uma composição belíssima!

LEIA MAIS: Espécies queridinhas: as plantas mais fáceis de cultivar em casa

Dicas para decorar a mesa de centro (Foto: Jefferson Ohara)Projeto de Simone Kay Arquitetura em Maringá, Paraná.(Foto: Jefferson Ohara)

 

2. Alternativas para quem tem crianças ou pets em casa

Essa é uma questão que varia muito de acordo com o estilo de vida dos moradores. Contudo, a sugestão mais viável é optar por itens que não estraguem e quebrem com facilidade, além de evitar móveis com quinas pontiagudas. “Tanto para as crianças, quanto para os pets, é fundamental avaliar se não tem nada em cima da mesa que eles possam pegar com facilidade e colocar na boca”, destaca Thatiana. Uma outra dica é desconsiderar espécies de plantas que sejam tóxicas.

3. A mesa como protagonista

Dicas para decorar a mesa de centro (Foto: Maíra Acayaba)Projeto assinado pelo escritório Castanheira Arquitetura (Foto: Maíra Acayaba)

 


Se você prefere uma decoração mais clean, a dica é investir em um móvel mais imponente, que seja belo e atrativo por si só. “Quando temos uma mesa com tampo de vidro e base de madeira, o ideal é deixar a área mais vazia para que o acabamento do móvel fique mais visível, ganhando destaque no ambiente”, explica Camila.

Outro caminho é criar um conjunto com mesas que formem uma combinação harmônica: “O melhor é quando as peças são semelhantes no estilo e estrutura, apresentando apenas alturas diferentes. Desta maneira, conseguimos encaixar uma na outra, alcançando uma evidência bem interessante”, afirma a designer de interiores Thatiana Mello. Uma alternativa é compor pufes com mesas e até mesmo inserir baús para complementar.

 


4. Dicas extras

Dicas para decorar a mesa de centro (Foto: Divulgação)Projeto da arquiteta Ana Bumachar (Foto: Divulgação)

 


Quer explorar a versatilidade da mesa de centro? Adicione livros que tenham um visual que te agrade; aposte em velas aromáticas, que trazem aconchego ao ambiente; posicione alguns porta-retratos que te façam lembrar de momentos marcantes; e deixe a criatividade fluir. Por fim, tenha em mente o visual que faz sentido para o seu dia a dia e que você gostaria de ter em um ponto central da morada.

 

.