Receita de pastel de costela com geleia de pimenta caseira

Receita de pastel de costela com geleia de pimenta caseira (Foto: Tomas Rangel / Divulgação)

 

Poucos petiscos conseguem segurar a atenção como um belo pastel douradinho. Ele pode ser servido como opção de lanche a tarde, ou acompanhado com uma cerveja bem geladinha. 

Essa receita, do Malta Beef Club, tem recheio de costela e, como sugestão da casa, é servido com uma suculenta geleia picante – para incluir no recheio ou mergulhar as bordas do pastel. 

O passo a passo, com rendimento de 10 pastéis grandes, conta com costela bovina, cebola, pasta de alho e salsa. Em outra etapa, é a vez da geleia picante, que possui tomates, pimenta dedo-de-moça e açúcar. 

 

 

 

 

Confira!

Pastel de Costela
Ingredientes

5 kg de costela bovina
1 kg de cebola
20 g de pasta de alho
1 molho de salsa
100 ml de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a costela na pressão até ela ficar bem macia. Desfie e dispense osso e gordura em excesso. 

Em uma panela, coloque o azeite e a cebola cortada em pequenos cubos e deixe até ficar macia. Acrescente o alho, deixe refogar um pouco e depois acrescente a costela desfiada.

Tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com a salsa batida. Deixe esfriar. Recheie a massa de pastel com a costela desfiada e feche usando carretilha. Frite a 180 graus até ficar moreno.

 

 

 

 

 

Receita de geleia de pimenta
Ingredientes

1 kg de tomate italiano
40 g de pimenta dedo-de-moça
460 g de açúcar

Corte o tomate em cubos grandes e utilize, inclusive, as sementes. Coloque em uma panela e leve ao fogo brando para cozinhar. Processe a pimenta, misture ao tomate e deixe cozinhando junto lentamente. Quando o tomate começar a desmanchar, inclua o açúcar e mexa com frequência para não grudar no fundo da panela. Deixe reduzir em fogo baixo até textura de geleia.