Por dentro do novo escritório da AD Espanha

A AD Espanha estreou seu novo ambiente de trabalho na sede da Condé Nast em Madri. O espaço dá especial atenção, claro, ao design de interiores, criando um ambiente acolhedor e caloroso com um layout aberto e flexível, pensado para o trabalho em equipe e para ser inspirador. Com estas premissas, o arquiteto e designer de interiores Carlos Tomás, do Estudio Reciente, conseguiu, através da utilização de cor e tecidos, um espaço adaptável que representa o espírito e a imagem da revista.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)A nova redação da AD Espanha é espaçada, com muita distância entre as estações de trabalho. É composta por duas grandes mesas que são protagonistas e uma linha de armários para uso pessoal na parte de trás, para liberar espaço (Foto: Germán Saiz)

 

 

 

"Queríamos trabalhar com Carlos Tomás porque vimos seus projetos, em que coloca em prática uma nova forma de conceber as casas como espaços mais flexíveis, que podem ser transformados e adaptados conforme a necessidade", explica Enric Pastor, diretor de redação da AD. "Tudo começou da necessidade de termos um espaço que refletisse o trabalho que fazemos na AD, que sirva para nos inspirar visualmente e transmitir o espírito sustentável que a Condé Nast Espanha defende. Precisávamos de um escritório versátil que nos permitisse facilmente mudar sua configuração, criar grupos de trabalho dependendo do projeto a ser colocado em prática, deixando os espaços abertos ou fechados. Queríamos também fazer encontros com profissionais, apresentação de projetos, palestras, eventos… A ideia é que o Espaço AD seja um ponto de conexão com a decoração e o design", acrescenta.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)O projeto se baseia em três pilares: a utilização dos têxteis, a cor como elemento construtivo e a continuidade espacial que permite que os diferentes espaços sejam abertos e tenham diferentes utilizações (Foto: Germán Saiz)

 

"A redação foi muito clara sobre isso", conta Carlos Tomás. "O novo escritório tinha que representar os valores da AD, com atenção especial ao design de interiores e à sustentabilidade. O ponto de partida foi o conceito de "boring office" dos anos 1950, aquele escritório cinzento e monótono dos filmes preto e branco, no sentido que tinha que ser asséptico, oferecer ordem visual. Um escritório simples e minimalista, fácil de colocar em prática. Para isso, foi criada uma redação espaçada, com muita distância entre as estações de trabalho. É composta por duas grandes mesas que são protagonistas e uma linha de armários para uso pessoal na parte de trás, para liberar espaço", conta o arquiteto.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)A renovação do escritório é assinada pelo Estudio Reciente (Foto: Germán Saiz)

 

O projeto se baseia em três pilares: a utilização dos têxteis, a cor como elemento construtivo e a continuidade espacial que permite que os diferentes espaços sejam abertos e tenham diferentes utilizações. "A cor é muito importante. A redação é super tranquila com tons de areia que sugerem calma, e é compensada pelo azul noite da entrada e do escritório. Já a sala de reuniões é monocromática, com um look total grená, algo mais divertido e sofisticado. E a sala do diretor de redação é o ponto de união entre a calma do bege e a saturação do grená", explica Carlos Tomás. Os pisos são outra peça fundamental neste jogo de cores, revestidos com piso vinílico contínuo IQ Surface da Tarkett, 100% reciclável, durável e fácil de instalar. "Ele foi apresentado no Salão de Milão do ano passado e desde que o vimos, estava claro que deveria estar no projeto porque oferece mil possibilidades de design".

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)Os pisos são peça fundamental no jogo de cores do projeto e foram revestidos com piso vinílico contínuo IQ Surface da Tarkett, 100% reciclável, durável e fácil de instalar. (Foto: Germán Saiz)

 

As cortinas, que fazem parte desta explosão de cores, funcionam também como um elemento arquitetônico permeável e flexível, que permite que os espaços se separem e se conectem. "Em vez de manter separações fixas, resolvemos as divisões através do tecido, com cortinas que abrem ou fecham como uma parede permeável que liga os três espaços e permite transições suaves", comenta Carlos Tomás.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)As cortinas funcionam como um elemento arquitetônico permeável e flexível, que permite que os espaços se separem e se conectem (Foto: Germán Saiz)

 

Quanto ao mobiliário, o projeto contou com várias colaborações. "Dentro do extenso catálogo Ikea, fomos atraídos pelas cadeiras Alefjäll, um lançamento cujo design nos remete ao cubículo dos escritórios dos anos 1950. Para a sala de reuniões, o modelo giratório Odger, de madeira e plástico reciclado. As mesas Bekant, também da Ikea, são simples e funcionais", diz Enric Pastor. Estas últimas foram revestidas pela Cubro, que também adaptou o restante do mobiliário. "A Cubro é uma jovem empresa espanhola que personaliza com desenhos próprios as superfícies dos móveis de cozinha da Ikea que aqui se aventurou a recriar os tampos, com um resultado incrível. A superfície é extremamente opaca, suave ao toque e anti-impressão digital", conta.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)Cadeiras Alefjäll, lançamento da Ikea cujo design remete ao cubículo dos escritórios dos anos 1950 (Foto: Germán Saiz)

 

Já as luminárias de teto que geram luz indireta e aconchegante, e o grande sofá pensado para reuniões informais são da Muuto. "A iluminação não é a típica dos escritórios (fria e comum). Queríamos trazer a casa para o escritório com as luminárias Ambit Rail da Muuto, que descem para a mesa como se fosse a da sala de jantar de casa, conseguindo uma luz mais quente e relaxante. Decidimos também instalar cortinas cor de pêssego nas janelas para filtrar e suavizar a luz natural", acrescenta Carlos Tomás.

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)"A iluminação não é a típica dos escritórios (fria e comum). Queríamos trazer a casa para o escritório com as luminárias Ambit Rail da Muuto, que descem para a mesa como se fosse a da sala de jantar de casa, conseguindo uma luz mais quente e relaxante", conta Carlos Tomás. (Foto: Germán Saiz)

 

O resultado é um espaço limpo, sem postos fixos de trabalho, que permite aos funcionários mudar de lugar e se sentir em casa, com uma profusão de plantas naturais que aumentam a sensação de conforto doméstico. No contexto atual, embora tenha sido concebido antes da chegada da Covid-19, adapta-se perfeitamente às necessidades de segurança e distanciamento, uma vez que há mais de dois metros de distância entre os postos de trabalho e os armários permitem guardar os equipamentos ao final do dia, mantendo a ordem e a limpeza. "Vamos começar a usar o espaço aos poucos, respeitando as medidas de distanciamento e segurança", afirma Enric Pastor. "Já estamos adaptados ao teletrabalho, de forma que podemos flexibilizar o uso desse espaço de acordo com as necessidades".

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)A nova redação da AD Espanha não tem postos fixos de trabalho, o que permite aos funcionários mudar de lugar e se sentir em casa (Foto: Germán Saiz)

 

 

 

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)O mobiliário escolhido para o projeto conta com colaborações da Ikea e da Muuto (Foto: Germán Saiz)

 

 

 

 

Por dentro na nova redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)Enric Pastor, diretor de redação da AD Espanha (Foto: Germán Saiz)

 

Por sua vez, a escolha de materiais recicláveis e sustentáveis está de acordo com os parâmetros de sustentabilidade promovidos pela empresa na Espanha, inclusos no Plano de Gestão Ambiental e com os quais, desde 2012, compensa 100% de sua emissão de carbono.

O home office ou a casa no escritório: os limites se fundem nesta proposta do novo Espaço AD.

Tradução: Adriana Mori

*Matéria originalmente publicada na AD Espanha