
O arquiteto Michael Jantzen desehou uma casa ideal para o período de isolamento social devido à pandemia: a construção, que tem formato circular, foi pensada para garantir um monitoramento constante de "visitas indesejadas", caso alguém se aproxime, e também oferece recursos que a tornam praticamente autossuficiente.

O projeto, que ainda não foi construído, foi feito para ser usado por dois moradores e suas famílias e amigos íntimos no estado americano do Novo México. "Essas duas pessoas estão muito preocupadas com a pandemia e precisam se isolar de maneira segura sempre que sentirem que é necessário", afirma o arquiteto na descrição do projeto. Para garantir o isolamento, o primeiro aspecto é, acredite se quiser, a piscina: construída de maneira circular ao redor da casa, ela age como uma espécie de fosso, dificultando o acesso a eventuais visitantes que não foram convidados. A residência pode ser acessada através de um único ponto: uma pequena ponte com escadas cercadas por grades.

Aliás, o próprio desenho cilíndrico a residência permite aos moradores uma visão 360º do terreno, para que possam acompanhar sempre se estão, de fato, sozinhos. Para se ter a melhor visão, existe uma escada circular que leva ao segundo andar. Um banco para observação também foi desenhado para ser instalado ao longo da fachada.

A casa também seria praticamente autossustentável: uma série de paineis de células solares seriam instalados na cobertura, criando sobra para que se possa permanecer no local e absorvendo energia da luz solar. Tal energia seria armazenada em baterias no subsolo da casa, e seria suficiente para fornecer toda a potência elétrica necessária. Já a água para a piscina e para o dia a dia seria capturada a partir das chuvas, também pelo telhado. Assim como a energia, a água seria armazenada no subsolo.

E, para garantir, além da sustentabilidade, o bom funcionamento do lar, a residência também seria desenhada para minimizar o uso desses recursos naturias e evitar desperdícios. Os interiores teriam um arquitetura que otimiza iluminação natural e ventilação. A casa também seria equipada com recursos como um banheiro que não necessita de água e chuveiros e pias altamente eficientes na economia hídrica. E aí, você teria coragem de passar uma temporada completamente isolado lá?